terça-feira, 14 de setembro de 2010
Meu próximo destino???!!! Putz ... fiquei louca pra conhecer!!
REINO DO BUTÃO (1949)
Animal-símbolo – Takin (Budorcas taxicolor) / Ave Nacional – corvo-comum, Common Raven (Corvus corax)
Bután – Bhutan – Bhoutan
Nome oficial – Druk-yul.
Capital – Timfú (Thimphu).
Religião – Budismo 69,6%, hinduísmo 24,6%, islamismo 5%, outras 0,8% (1980).
Soberano – Jigme Singye Wangchuk (desde 1972). Dinastia: Wangchuk.
Moeda (numismática) – ngultrum (Ngultrum). Código internacional ISO 4217: BTN. Abreviação: “nu”. Chetrum...? A palavra “ngultrum”, pronunciada como “engultrum”, significa prata em zoncá.
Situado na encosta da cordilheira do Himalaia, entre a China e a Índia, Butão é um reino de mosteiros, a maioria deles fechada aos estrangeiros. Dzong significa forte-monastério, por isso as cidades levam esse nome...
Cerca de 70% da população pertence à etnia drukpa, de origem tibetana e seguidora do budismo. A Monarquia religiosa de Butão não admite a existência de partidos políticos e proíbe a televisão. Apesar de somente 6% do território ser cultivável, o país vive da agricultura, que emprega cerca de 90% dos butaneses.
A ênfase do governo, de acordo com o plano econômico de 1992 a 1997, está no desenvolvimento da infra-estrutura, especialmente estradas, telecomunicações e energia hidrelétrica.
Até metade de 1997, os atentados terroristas no sul do país, palco de conflito étnico, haviam quase cessado, mas permanecia o impasse no diálogo entre Butão e Nepal – país que abriga a maior parte dos 75 mil refugiados butaneses de origem nepalesa.
No Butão, objetos e imagens fálicos são tidos como ícones da boa sorte, fartura, saúde etc.
Muito louco, não??? kkkk quero ir ... tem vários mosteiros tb ... rios, montanhas ... show!!